segunda-feira, 20 de abril de 2009

Um voluntário à força para desistir

Lamento mas não conheço os Dr1ve que se mostram em muito bom estado na última do pepitas. A Lúcia Moniz, também lá para o meio, dispensa apresentações. Vai daí, conclui-se que não temos introdução musical hoje e podemos passar directamente para a Homilia.

A tecnologia trouxe coisas inimagináveis tais como o TAC, a luz eléctrica, o paracetamol, o leitor de mp3 (para muitos, paracetamol), o telemóvel e o lança-mísseis. Fez com que fosse possível sair à noite escolhendo se queremos andar às apalpadelas. Antigamente, não havia escolha salvo se estivesse lua cheia e mesmo assim às vezes abria-se uma excepção. Aumentou a esperança média de vida pelo que somos capazes de ter mais tempo para ouvir uns concertos jeitosos (de 5 gajos que arrepiam como o de uma quinta feira cujo nome começa com "Vo" e acaba com "zesdarádio") e alguma musiquinha no mp3 como o meu que hoje ainda mal saiu dos meus ouvidos (mas baixinho para ouvir bem). Trouxe-nos a magia da partilha tipo twitter: a todo o momento podemos dizer qualquer coisa a alguém e quando não conseguimos sentimo-nos desesperados. Trouxe-nos a magia do "já não sei esperar" e a do "se não me respondes dentro de 1 minuto mando-te um toque". Deu-nos uma noção do realmente imediato. O que é um percurso de 10Kms actualmente? O que são mesmo os 10 minutos de pausa matinal para o café? Tanto se pode fazer em 10 minutos e em 10Kms que o meu dia de 24h pode parecer de 26. Posso simplesmente, com uma dose ligeira de força numa meia dúzia de botões e um bocadinho de criatividade, gerar um sorriso numa cidade longínqua ou do outro lado da rua ou posso ainda usar esse tempo para não o fazer. Acabo o dia num frenesim sem nunca desistir de mais um segundo mas começo a aperceber-me que preciso que a humanidade evolua mais depressa. Criem os clones depressa! Daqueles com actualizações que me fazem ter vivido tudo o que vivi mais o que o que viveu o meu duplo... Não dá e vejo-me obrigado a desistir. Só me lembro de desistir de uma coisa: do ginásio. Houve uma sensação de incapacidade... mas passou depressa com o tempo que não gastava a cansar-me e que podia aproveitar para, sei lá, descansar! Mas desta vez é diferente. Ouso dizer que é a primeira vez que digo "Desisto", o assumo e me faz diferença. E que diferença...

2 comentários:

D.G. disse...

E desistes de que?

menina do sorriso disse...

eu não desisti nada há muito tempo coisa nenhuma.

eu pensava que tu não desistias

'fallow the music'